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Minas lidera reclamações por ligações de telemarketing, diz pesquisa
Cidadãos mineiros são os que mais registraram reclamações por ligações de telemarketing, aponta um levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Conforme a pesquisa, foram 8.003 queixas recebidas de moradores de Minas Gerais, pouco menos da metade do que foi registrado por quem mora em São Paulo: 4.931.
Os dados foram apurados pela Senacon, que integra a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre 20 de julho e 20 de agosto deste ano. Ao todo, no período, foram recebidas pouco mais de 21 mil denúncias. O terceiro Estado com mais reclamações é o Rio de Janeiro, com 1.467 registros. Conforme a Senacon, os dados tratam de ligações insistentes “de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização”.
Do total de lamentações recebidas, 19.956 pessoas responderam que não possuem relação com a empresa e 21.592 não deram permissão para a empresa ligar ofertando produtos e serviços. Além disso, 10.763 pessoas relataram que a ligação se referia a serviços financeiros e 3.737 a serviços de telecomunicações.
“Todas as denúncias recebidas até então são apuradas pela Senacon e o processo administrativo pelo descumprimento da medida está sendo instaurado pela própria Senacon. Até o momento, 496 procedimentos foram instaurados”, informou o órgão.
Para registrar uma reclamação contra o telemarketing abusivo, o cidadão pode acessar o formulário eletrônico disponível no site do Ministério e inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
Fonte: O tempo