Conectado por
Rondônia, segunda, 14 de outubro de 2024.




Nacional

Reale Jr., autor do pedido de impeachment de Dilma, apoia Lula no 1º turno


Compartilhe:

Publicado por

em

O jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, que em 2015 foi um dos protagonistas do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), anunciou “voto útil” no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato petista ao Palácio do Planalto, já no primeiro turno, desistindo da chamada “terceira via”. 

“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro. Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitará ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro”, afirmou Reale Jr. ao jornal Estadão, nesta quarta-feira (21). 

O apoio do jurista, que foi ministro de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), faltando menos de duas semanas para 2 de outubro, vem na esteira das manifestações pró-Lula de ex-adversários do PT, como o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (União), a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (sem partido) e o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB).

As declarações de voto reforçam a estratégia da campanha petista focada no voto útil, que ocorre quando o eleitor muda a intenção de voto para o candidato com mais chances de vencer, nesta reta final da corrida eleitoral.

Numa eleição polarizada, conforme apontam as pesquisas de intenção de voto, entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, a tática de atrair o voto útil tem incomodado principalmente os terceiro e quarto lugares das pesquisas, ocupados atualmente por Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: