Conectado por
Rondônia, terça, 08 de outubro de 2024.




Nacional

Lula diz que Bolsonaro é pior que Donald Trump: ‘Menos civilizado’


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante uma entrevista coletiva à imprensa, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência, foi questionado sobre a comparação feita pela imprensa internacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, citando como exemplo o risco de Bolsonaro repetir o episódio da invasão ao Capitólio, o Parlamento dos EUA, após eventual derrota nas urnas. 

“Eu acho que o Bolsonaro é um pouco pior do que o Trump. Ele é mais grosseiro, ele é menos civilizado, ele é uma cópia mal-feita. Ele tenta copiar as coisas que o Trump faz. Nós não precisamos de gente assim, governando nem o nosso país, nem os Estados Unidos”, respondeu Lula, nesta sexta-feira (9). A entrevista coletiva foi dada após um evento com evangélicos. 

“O mundo já tá muito sofrido para que a gente tenha na política um aumento do sofrimento. Eu queria que ele se espelhasse no Obama, no Clinton, no próprio Biden, do que se espelhar no… Dizem que esses gestos que ele faz é o assessor do Trump, o Bannon, que manda”, acrescentou Lula. 

A referência à comparação entre Bolsonaro e Trump se baseou na capa da revista britânica The Economist, divulgada na quinta-feira (8). Uma ilustração mostra Bolsonaro de perfil com a faixa presidencial brasileira com uma sombra do perfil de Donald Trump projetada ao fundo. 

Acima da figura do chefe do Executivo brasileiro, em letras garrafais, consta a frase: “O homem que seria Trump”. Em fonte menor, no subtítulo, lê-se: “Bolsonaro prepara sua Grande Mentira no Brasil”.

O artigo recorda a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump em 6 de janeiro de 2021, episódio que levou à morte de 5 pessoas. O caso ocorreu após a derrota de Trump nas eleições de 2020. 

“Os brasileiros temem que ele [Jair Bolsonaro] possa incitar uma insurreição, talvez como a que a América sofreu quando uma multidão de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 – ou talvez até pior”, diz a reportagem.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: