Conectado por
Rondônia, terça, 08 de outubro de 2024.




Nacional

Após Bolsonaro, Lula faz comício no Rio de Janeiro focado no combate à violência


Compartilhe:

Publicado por

em

Um dia depois do comício do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, pelo 7 de Setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para fazer também um comício. 

Ao discursar, Lula fez ataques ao principal adversário na disputa ao Planalto, comparando programas de governo, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela. Indo além, Lula responsabilizou Bolsonaro pelas mortes de crianças cariocas por bala perdida. Ele também voltou a chamar o presidente de “genocida”.

“Quero que o Rio de Janeiro apareça nas páginas dos jornais pela qualidade da educação, pela qualidade do transporte, pela qualidade da comida, pela qualidade do emprego e não nas páginas policiais, como aparece hoje, com criança sendo morta por bala perdida”, disse Lula, nesta quinta-feira (8). 

“Bala perdida porque esse genocida que está governando o país resolveu fazer propaganda de arma. Ele nunca deu um livro pra um jovem, mas ele distribui arma todo santo dia. Faz decreto para que as pessoas possam ter arma”, acrescentou o candidato petista.

Em um ato de pré-campanha onde Lula também chamou Bolsonaro de genocida, o Partido Liberal, legenda do presidente, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a retirada do vídeo das redes sociais e pagamento de multa pelas ofensas. O ministro Raul Araújo reconheceu a ofensa, em 10 de agosto, e determinou que canais apagassem o vídeo. A defesa do PT recorreu da decisão em 17 de agosto.

“Um homem de bem não quer arma, um homem de bem quer ter livro para os seus filhos lerem, estudarem, progredirem. É esse país mais solidário, onde as famílias se respeitam e todo mundo vive bem e em paz, que nós vamos criar”, completou.

Em seguida, se dirigindo ao candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB), Lula prometeu que vai investir em infraestrutura no estado.

“Por isso Freixo, se prepare, eu sei que você tá com plano de recuperar as ferrovias aqui no Rio de Janeiro, você quer fazer uma coisa moderna. Vou lhe falar: pode preparar o projeto, porque eu vou ganhar as eleições e vou voltar a investir no Rio de Janeiro para que o povo da Baixada seja tratado com respeito, tratado com decência, porque é tudo o que nós queremos na vida.”

Além de Freixo, o palanque contou com a presença de André Ceciliano, candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro. Também estavam presentes as candidatas a deputadas federais Benedita da Silva (PT), Jandira Feghali (PCdoB) e Talíria Petrone (PSol), cujos partidos estão coligados ao PT.

Lula e Alckmin vão se encontrar com evangélicos

Ainda no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (9), Lula e o candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, vão participar de um encontro com evangélicos em São Gonçalo, a partir das 10h.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: