Conectado por
Rondônia, domingo, 29 de setembro de 2024.




Geral

Pacheco defende compensação para garantir Piso Nacional da Enfermagem


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, defendeu a compensação de estados, municípios e hospitais filantrópicos e privados para viabilizar o Piso Nacional da Enfermagem.

Pacheco se reuniu, nesta terça-feira, com o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que suspendeu a aplicação do piso salarial da categoria a pedido do sindicato patronal de hospitais e serviços privados de saúde.

No último domingo, em decisão monocrática, Barroso alegou que a medida traria o risco de demissão em massa e redução de leitos nos hospitais.

Entre as medidas discutidas entre Barroso e Pacheco para compensar o aumento do salário dos trabalhadores da enfermagem, estão a desoneração da folha de pagamento dos hospitais privados, a compensação de dívidas de Estados e Municípios com a União, e a correção da tabela do SUS, que remunera hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

Pacheco afirmou que viabilizar o pagamento do piso da enfermagem será uma prioridade do parlamento.

O presidente do Senado informou que vai pedir reunião com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Marcelo Queiroga, para discutir soluções para o impasse.

Segundo informou o Supremo Tribunal Federal, a decisão monocrática do ministro Barroso será pautada no plenário virtual da corte na próxima sexta-feira, para apreciação dos demais ministros, que podem manter ou derrubar a liminar.

O piso nacional da enfermagem aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente JAIR Bolsonaro determinou que os trabalhadores da enfermagem devem receber, no mínimo, 4 mil 750 reais por mês. Os técnicos de enfermagem devem receber, no mínimo, 70% do piso dos enfermeiros e os auxiliares de enfermagem e parteiras pelo menos 50% desse valor.

Justiça Brasília 06/09/2022 – 21:26 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional piso nacional da enfermagem terça-feira, 6 Setembro, 2022 – 21:26 2:19

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: