Geral
IBGE lança livro sobre estatísticas nas comemorações da Independência
Uma coletânea de artigos sobre a produção estatística do país desde o primeiro censo demográfico do Brasil, em 1872, passando pelo centenário e 150 anos da Independência do Brasil foi lançada nesta terça-feira na Biblioteca Nacional. O livro “As Estatísticas nas Comemorações da Independência do Brasil” é organizado pelo professor Nelson Senra, historiador oficial do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A obra traz dados colhidos de historiadores, economistas, sociólogos e cientistas sociais que se debruçaram sobre marcos desses 200 anos de independência brasileira.
O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, disse que a publicação traça a história do bicentenário sob o ponto de vista da estatística:“A ideia é que o Bicentenário da Independência seja uma data estruturante para a casa no que tange à história das estatísticas. Além do livro, em outubro, o IBGE vai lançar um site lúdico, destinado ao público leigo e alunos do ensino médio, sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, com uma linha do tempo que cobre o Brasil de 1822 a 2022.”
Uma terceira fase alusiva ao bicentenário será elaborada em conjunto com associações científicas e pretende contar a história desses 200 anos focada em fatos importantes.
O professor Nelson Senra, responsável pela organização do livro “As Estatísticas nas Comemorações da Independência do Brasil”, falou sobre os desafios de fazer o censo de 2022: “Fazer censo em época de eleição não é, para nós, uma novidade. Nós já fizemos censo em época eleitoral. Isso não é difícil. Difícil é fazer um censo em que, cada vez mais, os cidadãos têm medo de receber pessoas, de abrir portas. Mas isso é uma contingência que a gente também vai aprendendo a enfrentar e a superar”.
Em 1872, ainda no Império, foi feito o 1º Censo Nacional; em 1922, o censo de 1920, o único de real valor feito na Primeira República, exaltado na Exposição do Centenário; em 1972, e já com o IBGE, houve um censo renovado em método e técnica.
Geral Rio de Janeiro 30/08/2022 – 20:41 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional censo IBGE terça-feira, 30 Agosto, 2022 – 20:41 2:53
Fonte: Ag. Brasil


