Geral
Fiocruz: Síndrome Respiratória Aguda Grave aumenta entre crianças
A última edição do Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgada nesta quarta-feira, volta a destacar aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, principalmente no grupo de 5 a 11 anos.

O estudo indica o predomínio do rinovírus em alguns estados das regiões sul e centro-oeste, mas a alta nos registros em crianças acontece em quase todo o país. O Boletim se refere ao período entre os dias 14 e 20 de agosto.
O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, afirma que é preciso atentar para o cuidado nas escolas, pois o aumento na faixa etária dos pequenos se iniciou em julho, junto com o retorno das aulas.
Por outro lado, entre os adultos, o Boletim confirma o cenário de queda de casos da Síndrome ou manutenção em patamar considerado baixo.
A curva nacional segue em um patamar similar ao de abril, que foi o menor desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Os dados por faixa etária ainda apontam para o amplo predomínio do coronavírus entre os diagnósticos, especialmente na população adulta.
Marcelo Gomes destaca que a melhora do cenário epidemiológico é resultado do avanço da vacinação contra a covid.
Ainda de acordo com o InfoGripe, das 27 unidades federativas, apenas Acre e Roraima apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória na tendência de longo prazo. Dos demais estados, três tem quadro de estabilidade: Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná. Já no restante o estudo aponta indícios de queda na tendência de longo prazo.
Saúde Rio de Janeiro 24/08/2022 – 19:47 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Boletim Infogripe Fiocruz quarta-feira, 24 Agosto, 2022 – 19:47 2:39
Fonte: Ag. Brasil


