Nacional
Lula acena a Alexandre de Moraes e diz que ‘povo está cansado de autoritarismo’
Em entrevista coletiva concedida a jornalistas estrangeiros, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente pelo PT, fez um afago ao ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (16). Lula foi um dos convidados e ficou frente a frente com o presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário na disputa eleitoral, pela primeira vez.
“Aconteceu uma coisa muito importante que foi a posse do ministro do TSE, que foi uma força muito viva da sociedade brasileira, mostrando que o povo está cansado de autoritarismo, o povo quer democracia de verdade, quer democracia na urna e no exercício do poder”, afirmou Lula, nesta segunda-feira (22).
O ex-presidente foi questionado por um jornalista se tinha receio de que Bolsonaro não respeitasse o resultado das urnas. Isso porque o chefe do Executivo federal vem fazendo, pelo menos desde 2020, recorrentes ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE, em especial a Alexandre de Moraes, que é relator de investigações envolvendo Bolsonaro e família.
Em outra frente, o presidente também levanta suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas, sem apresentar provas. Esses ataques não passaram batido no discurso de Moraes, que deixou Bolsonaro visivelmente contrariado na cerimônia.
“Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, afirmou, sendo aplaudido de pé pelo Plenário do tribunal, com exceção de Bolsonaro, e outras autoridades presentes.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.
Fonte: O tempo


