Geral
Pesquisa traça perfil dos caminhoneiros do Brasil
Em que situação vivem os caminhoneiros autônomos no Brasil? Para traçar um perfil nacional desses profissionais e responder a essa pergunta, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos encomendou uma pesquisa da categoria.

O levantamento mostra que os caminhoneiros trabalham em média 13 horas por dia, por cerca de 23 dias por mês e recebem em torno de R$ 4 mil mensais.
O executivo da Confederação, Marlon Maues, detalha o perfil médio da categoria no Brasil.
Para fazer o cálculo do valor a receber nas entregas, os caminhoneiros devem utilizar a Lei do Piso Mínimo do Frete, que trata da cobrança do transporte. Mas, cerca de 45% deles disseram desconhecer a legislação que rege a categoria.
Outro dado importante é a preocupação de 60% dos entrevistados com a segurança nas estradas. Na avaliação dos caminhoneiros, esta é uma profissão de risco. Cerca de 43% dos ouvidos na pesquisa afirmaram que já foram vítimas de assaltos.
A infraestrutura nas rodovias foi apontada por 34% dos participantes do estudo como a maior dificuldade da profissão. Um desses caminhoneiros é Chico Berranteiro, com mais de 22 anos de estrada.
A pesquisa ouviu mil caminhoneiros autônomos entre os dias 4 e 18 de abril deste ano. Cinco cidades foram utilizadas como base para fazer o levantamento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.
*Com supervisão de Sheily Noleto.
Geral Brasília 07/07/2022 – 19:19 Sheily Noleto / Guilherme Strozi Igor Cardim – Estagiário da Rádio Nacional caminhoneiros pesquisa quinta-feira, 7 Julho, 2022 – 19:19 160:00
Fonte: Ag. Brasil


