Geral
Coração de Dom Pedro I, relíquia de Portugal, será trazido ao Brasil
Portugal confirmou que vai mandar ao Brasil uma relíquia de 187 anos, como parte das comemorações do bicentenário da nossa independência. A notícia sobre o translado do coração de Dom Pedro I foi divulgada na página oficial da Câmara do Porto, após uma perícia do Instituto de Medicina Legal. A equipe contou com peritos das áreas de anatomia, medicina legal, genética e biologia forense, além de especialistas, docentes e investigadores de importantes faculdades de medicina da cidade portuguesa.
O transporte ficará a cargo da Força Aérea Brasileira e será acompanhado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que deu alguns detalhes do processo, como a necessidade de um ambiente pressurizado.para o transporte e também a exigência de um compromisso de estado entre os dois países irmãos.
As comemorações do bicentenário da independência do Brasil vão ocorrer ao longo do mês de setembro e contarão com a presença do Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa.
Primeiro imperador do país, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822. Já em 1831, ele abdicou do trono em favor do filho, Pedro II, e retornou para Portugal, onde morreu três anos depois.
Cultura Rio de Janeiro 23/06/2022 – 16:34 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional 7 de Setembro Independência do Brasil bicentenário da Independência quinta-feira, 23 Junho, 2022 – 16:34 1:56
Fonte: Ag. Brasil