Geral
Estado de SP confirma 2º caso de Varíola do Macaco no Brasil
São Paulo confirmou, neste sábado (11), o segundo caso de Varíola do Macaco no Brasil. É um homem de 29 anos que está isolado em casa, na cidade de Vinhedo, que fica a 75 quilômetros da capital paulista.
A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o Estado, monitora o caso e seus respectivos contatos.
O caso é considerado importado. O paciente passou por Portugal e Espanha e teve os primeiros sintomas e lesões na pele ainda na Europa. O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após ele desembarcar no Brasil, no dia 8 de junho.
O primeiro caso da doença no país foi confirmado na última quinta-feira (9). É um morador da capital que também esteve em Portugal e na Espanha. Ainda está sob investigação o caso de uma mulher de 26 anos.
A varíola do macaco é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. A transmissão também pode ocorrer por objetos, como roupas e toalhas, de uso do paciente.
Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De 1 a 3 dias após o início desses sinais, aparecem as lesões de pele.
Geral Brasília 11/06/2022 – 17:23 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional varíola do macaco São Paulo sábado, 11 Junho, 2022 – 17:23 78:00
Fonte: Ag. Brasil