Conectado por

Geral

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional


Compartilhe:

Publicado por

em

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

O embarque foi parar na justiça, após a companhia aérea negar  autorização ao rapaz de transportar o animal  na cabine da aeronave.

O  jovem autista, de 22 anos, explica que seu cachorro, um pastor Belga, não é apenas um cão de suporte emocional, mas sim de assistência. Há um ano o animal o  acompanha em todas suas tarefas. Arthur  argumenta que ele devolveu sua autonomia.

Em 13 de Janeiro Arthur tentou embarcar com o animal, mas foi impedido. Na época, a Companhia aérea Gol  argumentou que somente cães guia conduzidos por passageiros com deficiência visual estariam autorizados.  Na ocasião, Arthur chegou a ganhar  a liminar, mas agora em maio  novamente precisou recorrer à justiça.

A decisão liminar foi da Terceira Vara Cível de Águas Claras,  no Distrito Federal, que determinou que a Gol autorize o passageiro com autismo a embarcar acompanhado de seu cão.

Vale  lembrar, que na última terça feira o Senado aprovou por unanimidade o projeto que garante a companhia de animais domésticos de pequeno porte em todos os meios de transporte ou em locais abertos por pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial. A proposta ainda precisa passar pela Câmara e  sanção presidencial para virar lei.

Justiça Brasília 26/05/2022 – 16:35 Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional cão de apoio emocional quinta-feira, 26 Maio, 2022 – 16:35 2:18

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: