Conectado por

Geral

História Hoje: Ponte Westminster era inaugurada há 160 anos


Compartilhe:

Publicado por

em

A ponte rodoviária mais antiga sobre o Rio Tâmisa, no centro de Londres, na Inglaterra, foi inaugurada em 24 de maio de 1862, por volta das quatro horas da manhã.

Data e hora foram escolhidas em homenagem ao nascimento da Rainha Vitória, que estava completando 43 anos.

Com 250 metros de comprimento e 26 de largura, a Ponte Westminster já apareceu em cenas de cinema e também é travessia de uma corrida tradicional da cidade.

A ideia de construir uma ponte sobre o Rio Tâmisa surgiu quase 200 anos antes. Isso porquê o tráfego de mercadorias e pessoas chegava a provocar grandes congestionamentos na Ponte London. A construção enfrentou resistência e foi finalmente autorizada em 1736. E essa ponte foi inaugurada em 1750.

Acredita-se que a dificuldade em avançar com uma obra grandiosa como essa estava nas perdas do transporte fluvial. Na época, o arcebispo de Canterbury, por exemplo, ganhava com o tráfego de balsas entre Lambeth de um lado do rio e Westminster do outro.

No século XIX, quando a estrutura começou a ruir, surgiu a necessidade de uma nova travessia. O projeto do engenheiro Thomas Page, em parceria com o arquiteto Charles Barry, começou a ganhar forma em 1854. Parte da estrutura da ponte velha foi substituída aos poucos para não interromper o fluxo. A nova estrutura no estilo gótico ganhou sete vãos elípticos de ferro. E os pilares foram revestidos com granito.

Em 1860, houve a liberação parcial do tráfego. Dois anos depois, a inauguração oficial foi marcada por uma salva de 25 tiros. O número homenageava os 25 anos de reinado da Rainha Vitória.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Internacional Ponte tem 250 metros de comprimento e 26 de largura Brasília 24/05/2022 – 10:02 Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista Sheily Noleto – Repórter da Rede Nacional de Rádio História Hoje Ponte Westminster terça-feira, 24 Maio, 2022 – 10:02 147:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: