Conectado por
Rondônia, sexta, 20 de setembro de 2024.




Geral

Colada ao Rio, Niterói tem quase 10 vezes menos casos que a capital fluminense


Compartilhe:

Publicado por

em

Iniciativas que somam organização para enfrentamento comunitário da pandemia e investimentos em infraestrutura da saúde e educação, com suporte à população carente, vêm contribuindo para que a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, esteja conseguindo atravessar a crise de forma satisfatória.

A avaliação é do professor titular do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Aluísio Gomes da Silva Júnior.

O município, colado na capital fluminense, tem 10 vezes menos casos do coronavírus que a cidade vizinha, e 184 mortes, contra mais de 6 mil do município do Rio.

O professor destaca que desde o início da pandemia foi organizado um grupo de trabalho para implementar uma política social importante em articulação com universidades, organizações e movimentos comunitários.

Segundo o especialista, o amparo assistencial do município à população carente tem sido de extrema relevância para enfrentar a pandemia, com o atraso dessas políticas em outras esferas de governo.

Silva Jr cita ainda a atuação de instituições comunitárias, movimentos sociais de favelas e bairros periféricos trabalhando não apenas no nível assistencial, mas também como instrumento de informação e denúncia de violações de direitos. O especialista destaca o trabalho de um grupo de jovens comunicadores do município, que formaram uma rede para atendimento de 1,7 mil pessoas das periferias da cidade durante a pandemia.

Aluísio Gomes da Silva Júnior ainda avalia que a pandemia tornou indiscutível a importância de um sistema de saúde público e de pensar a saúde como uma política de proteção social.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: