Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Nacional

Governador do RJ pede ajuda a Bolsonaro para destravar recursos do estado


Compartilhe:

Publicado por

em

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), declarou, nesta quarta-feira (6), que pediu “ajuda” do presidente Jair Bolsonaro (PL) para liberar o plano de recuperação fiscal do estado. O chefe do Executivo fluminense informou os jornalistas sobre a reunião, que ocorreu no Palácio do Planalto. 

“Pedi ao presidente mais uma vez o apoio dele nessa questão, se vai ser o Supremo [Tribunal Federal,STF], se a gente vai criar uma câmara. Ele [Bolsonaro] ficou de chamar o ministro Paulo Guedes [Economia] hoje para entender como que a gente vai fazer isso”, afirmou Castro.

A demanda ao Planalto chega na esteira de mais chuvas fortes que provocaram estragos em regiões do estado, desta vez em Angra dos Reis e Paraty.

Em janeiro, o Tesouro Nacional não aceitou o plano de recuperação fiscal do estado. O Rio de Janeiro está em regime de recuperação fiscal, o que significa regras mais flexíveis para o pagamento da dívida estadual com a União.

Na reunião com Bolsonaro, Castro também cobrou solução para realizar as obras emergenciais que o estado necessita devido às intempéries dos últimos meses.

“Eu fui pedir ajuda ao presidente. Lá em Petrópolis, o Rio de Janeiro já está gastando mais de R$ 250 milhões em obras emergenciais e se não houver uma mexida na legislação federal aqui, por mais que se tenha boa vontade, esse dinheiro acaba não chegando na prática”, explicou o governador.

Ele argumentou ainda que o Rio de Janeiro não está conseguindo ter acesso ao dinheiro liberado pelo governo federal para utilizar nas obras emergenciais.

Na segunda-feira (4), uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicada no Diário Oficial da União, repassou R$ 2,4 milhões para Angra dos Reis, mas outros municípios flumineses atingidos ficaram de fora desse repasse.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: