Geral
Governador do RJ pede recursos para cidades atingidas por temporais
O governador Claudio Castro pediu ajuda do presidente Jair Bolsonaro para agilizar a liberação de investimentos federais destinados a obras de infraestrutura e construção de moradias nas cidades do Rio de Janeiro, atingidas por temporais.

Castro se reuniu com o presidente nesta quarta-feira, em Brasília, e defendeu algumas mudanças na legislação, para facilitar o uso de recursos extraordinários. Segundo o Governador, Medida Provisória publicada recentemente garante a distribuição dessas verbas, mas impede que sejam destinadas a outras obras importantes, e mais estruturais, fora da lista daquelas consideradas de emergência.
Segundo Castro, em Petrópolis, cidade serrana fluminense que enfrentou uma tragédia em dois temporais seguidos, os investimentos serão fundamentais para concluir as obras do túnel extravasor do Rio Palatinato, que teve sua galeria rompida, interditando parcialmente algumas vias e ameaçando a estrutura de diversos imóveis. O estado assumiu a primeira fase da obra de reforço emergencial, investindo R$ 40 milhões.
Além de um programa habitacional que atenda às vítimas das chuvas, segundo o Governo do Rio de Janeiro, os recursos federais serão aplicados ainda na contenção de encostas e desassoreamento de rios e canais.
Durante a reunião com Bolsonaro, o governador Claudio Castro também pediu ajuda para mediar, junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as negociações voltadas à adesão do estado ao novo Regime de Recuperação Fiscal.
Geral Brasília 06/04/2022 – 20:35 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional chuvas Rio de Janeiro quarta-feira, 6 Abril, 2022 – 20:35 1:54
Fonte: Ag. Brasil


