Geral
Meio Ambiente reafirma ações para reduzir as emissões de carbono
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, reforçou nesta terça-feira o compromisso do Brasil com ações concretas para reduzir emissões de carbono e com o desenvolvimento de uma nova economia verde.

O ministro comentou a participação brasileira na reunião ministerial do comitê ambiental da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE durante entrevista ao programa Voz do Brasil.
Joaquim Leite afirmou que no encontro realizado na última semana em Paris na França, o Brasil mostrou que é parte da solução global para os desafios do meio ambiente.
No início da semana, a OCDE lançou um estudo que traz 25 recomendações para o governo e setor produtivo sobre políticas públicas a serem adotadas com foco no desenvolvimento sustentável. O documento é destinado aos países que querem fazer parte da Organização.
De acordo com o estudo, o Brasil possui importantes leis de proteção aos direitos humanos, de direitos trabalhistas e questões ambientais. No entanto, tem como desafios: a garantia de direitos de “comunidades indígenas, afrodescendentes e outras comunidades locais” e os “altos níveis de informalidade” trabalhista, ligada à “desigualdade”.
No início do ano, o conselho de ministros da OCDE aprovou o convite para que o Brasil inicie a abertura de discussões para adesão à entidade.
Como o Brasil está nesse processo que vai levar pelo menos dois a três anos, as metas ambientais são decisivas nessa candidatura.
Meio Ambiente Brasília 05/04/2022 – 22:32 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional Emissões de Carbono terça-feira, 5 Abril, 2022 – 22:32 2:27
Fonte: Ag. Brasil


