Nacional
Índio carrega irmã grávida por 2h após ela ser picada por cobra jararaca
Uma cena comovente foi registrada na Comunidade Índigena Yaritobi, em Roraima. Um índio carregou a irmã nas costas por aproximadamente duas horas após ela ser picada por uma cobra jararaca. A jovem, de 20 anos, está grávida de três meses. O caso aconteceu na quarta-feira (30).
A imagem foi divulgada nas redes sociais pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami. Conforme ele, um helicóptero aguardava para fazer o resgate da vítima até um hospital.
Contudo, o local de pouso da aeronave fica longe da comunidade. Por isso, o irmão teve que carregar a grávida. Para distribuir e aguentar o peso, ele usou um pedaço de cipó apoiado na cabeça.
“Isso é Saúde Indígena. Essa é a realidade dos Povos Yanomami. Realidade também dos Profissionais que desempenham um papel importantíssimo nas Comunidades”, escreveu Yanomami.
Levada para o Polo-Base Surucucu, a jovem está estável e em observação. Ela recebeu o soro antiofídico e poderá voltar para a comunidade quando conseguir andar.
Fonte: O tempo


