Nacional
Tereza Cristina anuncia que seu último dia no governo é a quarta-feira (30)
Abrindo o discurso com voz embargada, durante evento de entrega de títulos de propriedade rural em Ponta Porã (MS), a ministra da Agricultura Tereza Cristina anunciou nesta terça-feira (29) que deixará o governo de Jair Bolsonaro (PL) na quarta-feira (30) para concorrer às eleições de outubro.
“Vim aqui hoje, com muita emoção. Amanhã [quarta-feira, 30] é o meu último dia no Ministério da Agricultura, essa é a minha última agenda aqui no meu estado como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que muito me honrou”, disse a ministra.
Além de Tereza Cristina, outros sete ministros já confirmaram que vão deixar a Esplanada dos Ministérios para poder concorrer a cargos dos Executivos estaduais e Legislativo.
Onyx Lorenzoni (Trabalho), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e João Roma (Cidadania) vão concorrer aos governos estaduais do Rio Grande do Sul, de São Paulo e da Bahia, respectivamente.
Visando o Senado, estão Flávia Arruda (Secretaria de Governo) pelo Distrito Federal, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) pelo Rio Grande do Norte e Gilson Machado, por Pernambuco. Há ainda Marcos Pontes na disputa à Câmara dos Deputados por São Paulo.
Os ministros da Defesa Walter Braga Netto (cotado para compor a chapa de Bolsonaro como vice-presidente) e da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves ainda não definiram as candidaturas.
A legislação eleitoral determina que ministros que desejam disputar eleições devem deixar seus postos seis meses antes do pleito, que ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro. Dessa forma, o prazo da desincompatibilização é daqui a três dias, no sábado (2).
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes
Fonte: O tempo