Nacional
Bolsonaro elogia governo Collor: ‘Fez revolução na indústria automobilística’
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) iniciou o discurso durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília, se comparando ao governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que atualmente é senador pelo PROS de Alagoas.
“Muitas vezes a gente se acostuma com notícia ruim. Tem aqui o presidente Collor, que no tocante à indústria automobilística fez uma revolução aqui no Brasil, não podemos negar isso aí. E esse governo também está sendo, em especial na redução de impostos”, declarou Bolsonaro, nesta terça-feira (15), durante cerimônia de lançamento do Novo Marco da Securitização e Fortalecimento das Garantias Agro.
O senador estava presente na cerimônia, sentado entre Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes. Do alto escalão do governo federal, também estavam presentes a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Ciro Nogueira (Casa Civil).
O que aconteceu no governo Collor?
Primeiro presidente eleito democraticamente no país após o período militar, em 1990, Collor também foi o primeiro a sofrer um processo de impeachment após a redemocratização.
Entre outras medidas impopulares adotadas na época, o governo Collor bloqueou movimentações na caderneta de poupança dos brasileiros que possuíam acima de 50 mil cruzeiros (moeda da época).
Além disso, deu início à privatização do setor industrial, sobretudo da metalurgia e siderurgia, e por fim foi acusado de corrupção pelo próprio irmão, Pedro Collor, com participação de Paulo César Farias, o PC Farias, tesoureiro da campanha do ex-presidente.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes
Fonte: O tempo