Nacional
Bolsonaro promete cortar impostos nos games para agradar ‘a molecada’
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) prometeu reduzir impostos sobre jogos eletrônicos, os chamados “games”, durante a transmissão da live desta quinta-feira (10).
Acompanhado da secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, Bolsonaro listou cortes em impostos realizados durante sua gestão e reafirmados ou corrigidos por ela.
“Ô Dani, há poucos dias, por decreto, cortamos em 25% o IPI de veículos, motocicletas e aparelhos de linha branca, ou seja, fogão, máquina de lavar, geladeira, liquidificador”, descreveu o presidente, que confundiu o IPI com o PIS/Cofins do diesel, que será reduzido em R$ 0,33, conforme anúncio do ministro Paulo Guedes (Economia) mais cedo.
Na sequência, Bolsonaro incluiu outros impostos que foram reduzidos ou zerados em sua gestão, como de veleiros, jet ski e asa-delta, admitindo que para algumas pessoas, esses itens “não têm valor”.
“Reduzimos os impostos de outras coisas. Você pode não dar muito valor, mas, por exemplo, lá atrás, zeramos o imposto de veleiro. Cada veleiro gera em média dois empregos no Brasil. Zeramos também de jet ski e asa-delta”, declarou.
Ainda na mesma toada de pré-campanha eleitoral, tendo em vista que pretende disputar a reeleição em outubro deste ano, o presidente lembrou da redução dos impostos sobre produtos de saúde durante a pandemia do coronavírus e dos games.
“Por duas vezes cortamos em 10% os games, a molecada aí gostou. Acho que tem espaço para cortar mais, cortar um pouquinho mais nos games aqui no Brasil”, prometeu, sem detalhar se há alguma análise da equipe econômica de Paulo Guedes nesse sentido ou ao menos o valor do corte.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes
Fonte: O tempo