Geral
ONU faz apelo emergencial por US$ 1,7 bilhões para a Ucrânia
As Nações Unidas e Parceiros Humanitários lançaram nesta terça-feira (01) um apelo emergencial de U$ 1,7 bilhão de dólares para levar ajuda humanitária as pessoas na Ucrânia e aquelas recebidas em países vizinhos.
As agências da ONU estimam que doze milhões de ucranianos no país devem precisar de ajuda e proteção. A estimativa é que mais de quatro milhões de ucranianos busquem refúgio em nações fronteiriças e precisem de assistência nos próximos meses.
O secretário geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, explicou que os valores devem ajudar tanto os afetados na Ucrânia como os que estão do território. Ele confirmou que as agências da organização seguem no país ajudando com a resposta humanitária e que os primeiros comboios da organização já chegaram para famílias em abrigos de evacuação e outros necessitados.
O programa de ajuda da ONU inclui assistência monetária, alimentar, água e saneamento, apoio a serviços de saúde e educação e assistência em abrigos para reconstruir casas danificadas.
Com mais de 600 mil refugiados da Ucrânia em países vizinhos nos últimos cinco dias o apoio também é necessário para atender as necessidades críticas daqueles que buscam proteção fora do país em países como Polônia, Moldávia, Hungria, Romênia e Eslováquia.
O valor deve ajudar as autoridades a fornecer abrigos, itens assistência em dinheiro e saúde mental para aqueles que fugiram da Ucrânia. As agências da ONU destacam que os trabalhadores humanitários vão precisar de acesso seguro e desimpedido a todas as áreas afetadas por conflitos.
Internacional Nova York (EUA) 01/03/2022 – 18:30 GT Passos Maira Lopes – Repórter da ONU News ONU Ucrânia Rússia guerra terça-feira, 1 Março, 2022 – 18:30 2:18
Fonte: Ag. Brasil