Conectado por
Rondônia, quarta, 02 de outubro de 2024.




Geral

Inflação para 2022 é estimada em 5% pelo Ipea


Compartilhe:

Publicado por

em

A nova projeção de inflação para este ano é de 5,6%, número divulgado nesta terça-feira (22) pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A variação prevista para o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, supera o teto da meta estabelecida em 5% pelo Conselho Monetário Nacional.

Segundo  pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Lameiras, entre os fatores que motivaram o aumento da projeção estão a desregulação na produção em escala e condições climáticas menos favoráveis para algumas culturas agrícolas neste início de ano.

No caso do IPCA, além de uma revisão mais abrangente dos preços dos alimentos no domicílio e dos bens livres, a alta estimada para os preços monitorados passou de 5,4% para 6%.

No caso dos serviços livres e da educação, foram mantidas as estimativas de 5,2% e 7,9%, respectivamente, tendo em vista que na avaliação do Ipea o crescimento econômico moderado e a recuperação gradual do mercado de trabalho devem impedir uma retomada mais forte da demanda interna.

Segundo o IPEA,  a nova aceleração dos preços do petróleo e a constatação de um déficit maior nas empresas do setor elétrico sinalizam aumentos mais significativos das tarifas de energia e dos preços dos combustíveis, o que limita ainda mais o processo de desinflação em 2022.

Na análise publicada, os pesquisadores esclarecem que não estão descartados riscos inflacionários adicionais. Na economia mundial, o agravamento das tensões entre Rússia e Ucrânia pode gerar uma alta mais acentuada do petróleo e do gás. Além disso, as incertezas em relação à política fiscal brasileira, que podem se intensificar devido às discussões inerentes ao processo eleitoral, podem ter impacto negativo na taxa de câmbio.

Economia Rio de Janeiro 22/02/2022 – 20:21 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional IPCA inflação terça-feira, 22 Fevereiro, 2022 – 20:21 2:49

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: