Conectado por
Rondônia, domingo, 29 de setembro de 2024.




Geral

Covid-19: pesquisa vai avaliar resistência de idosos com mais 100 anos


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma pesquisa vai avaliar resistência de idosos centenários à covid-19. O Centro de Estudo em Genoma Humano e Células Tronco da USP está estudando os mecanismos de resistências que algumas pessoas podem desenvolver contra o coronavírus. Para isso está fazendo o mapeamento genético de idosos centenários.

São pessoas acima de 90 anos e que, apesar da idade, tiveram formas leves de covid-19 ou não chegaram a desenvolver a doença.

O estudo já coletou amostras genéticas de 100 pessoas, 15 delas com mais de 100 anos. Uma das voluntárias é uma mulher de 114 anos. Também há dois homens com 110 anos.

A professora da genética da USP Mayana Katz explica que essas pessoas desenvolveram mecanismos que podem ajudar a desenvolver vacinas e tratamentos não apenas para covid-19, mas para novas doenças.

Além de fazer o sequenciamento do genoma desses centenários, a pesquisa ainda pretende multiplicar suas células em laboratório, obter células-tronco e estudar a resposta delas ao Sars-CoV-2 e suas variantes, inclusive a ômicron.

 

Saúde São Paulo Subvariante da Ômicron é mais infecciosa que “original”, diz estudo 07/02/2022 – 19:57 Roberto Piza / GT Passos Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional covid Estudo centenários Pandemia segunda-feira, 7 Fevereiro, 2022 – 19:57 1:50

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: