Nacional
Consulta a valores devidos por bancos voltará em fevereiro, informa BC
Indisponível desde a noite de segunda-feira (24), dia em que foi liberada para acesso público, a ferramenta que permite a consulta a valores devidos por bancos a pessoas e empresas tem previsão de voltar a funcionar somente em 14 de fevereiro, de acordo com a mais recente nota atualizada pelo Banco Central, nesta quinta-feira (26).
“O BC informa que, a partir de 14/02/2022 , o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema”, diz a nota.
Ainda de acordo com a autoridade monetária, não há o risco de prescrição ou perda dos recursos, “que permanecerão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários”.
Esse sistema foi lançado na segunda-feira com a informação de que o valor de R$ 8 bilhões estava apto para saque. Do total, cerca de R$ 3,9 bilhões seriam devolvidos na primeira fase de liberação para 24 milhões de pessoas. O restante ficaria disponível no decorrer do ano de 2022.
Técnicos não esperavam a grande procura por informações, que fez os sistemas do Banco Central ficarem indisponíveis. Por isso, a ferramenta foi desabilitada para consulta pelo público.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes
Fonte: O tempo


