Conectado por
Rondônia, quarta, 09 de outubro de 2024.




Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

Imagine só: te ligam às pressas, pedindo ajuda e quando você chega ao destino, era apenas uma brincadeira. Pode parecer inofensivo, mas é o que acontece diariamente com os serviços de emergência em todo país ao receberem um trote.

Apesar de algumas pessoas julgarem como uma brincadeira, o trote por telefone é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro, com pena de um a seis meses de detenção.

No Acre, uma lei sobre o tema foi sancionada e quem fizer ligações falsas para órgãos de emergência será multado. Cabe aos serviços encaminharem para as empresas de telefonia o número das pessoas que passaram o trote para identificação. E será feita uma investigação para saber o responsável pela ligação. Em seguida, a multa será encaminhada para a casa dos infratores, que terão 30 dias para apresentar defesa ou fazer o pagamento devido.

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

No Distrito Federal, por exemplo, somente no primeiro semestre de 2021, o Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, recebeu quase 12 mil trotes, o equivalente a 56 chamados falsos por dia, segundo levantamento feito pela Câmara dos Deputados.

O órgão ainda lembra de alguns motivos importantes para não fazer essa brincadeira de mau gosto. O trote ocupa a linha e o tempo dos atendentes, que poderiam estar em atendimento com alguém que realmente precisa do serviço. Além disso, o dinheiro público é desperdiçado quando são deslocadas viaturas para uma chamada falsa e esse tempo pode ser a diferença para o salvamento de outras vidas.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Geral Brasília 26/01/2022 – 20:14 Raquel Mariano / GT Passos Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional Trotes Acre Multa quarta-feira, 26 Janeiro, 2022 – 20:14 1:44

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: