Conectado por
Rondônia, quarta, 09 de outubro de 2024.




Geral

Programa brasileiro na Antártica completa 40 anos


Compartilhe:

Publicado por

em

O Programa Antártico Brasileiro está completando 40 anos. Criado em 12 de janeiro de 1982, o programa é conduzido pela Marinha do Brasil e permite que pesquisadores de diversas áreas realizem pesquisas científicas no continente mais inóspito da Terra.

A Antártica possui uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a mais de uma vez e meia a área do Brasil. O continente abriga 70% de toda a água doce do planeta, a maior parte dela na forma de gelo.

Por estar no extremo sul do globo terrestre, a incidência solar na Antártica é muito pequena. Por isso, as temperaturas médias variam em torno de -27°C no verão até -60°C no inverno. Com temperaturas tão baixas, é quase impossível encontrar água líquida na superfície do continente.

A criação do Proantar, o Programa Antártico Brasileiro, permitiu que a Marinha brasileira construísse uma base científica e militar no continente, a Estação Antártica Comandante Ferraz. O Capitão de Mar e Guerra Marcelo Gomes, que é subsecretário do Proantar, destacou que outros 28 países de todo o mundo estão presentes no continente gelado.

Desde 2019, a Estação Antártica Comandante Ferraz é conduzida pelo Capitão de Fragata Gurski, que está em missão no continente pela segunda vez. Ele fala dos desafios que os brasileiros enfrentam no período em que vivem confinados e isolados na base científica.

Atualmente, a estação brasileira na Antártica possui 45 módulos em uma área de 940 metros quadrados. E tem capacidade para abrigar até 66 pessoas, com uma infraestrutura que contém seis dormitórios, enfermaria, cozinha, refeitório, escritório e vários laboratórios.

Amanhã, nós vamos contar a você mais detalhes sobre as pesquisas que os cientistas brasileiros estão conduzindo no continente antártico.

*Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de José Maria Pardal

Sheily da Silva Noleto Lopes Pesquisa e Inovação Brasília 12/01/2022 – 19:21 Sheily Noleto / GT Passos Daniel Ito* – Repórter da Rádio Nacional antartida Marinha quarta-feira, 12 Janeiro, 2022 – 19:21 3:37

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: