Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Nacional

Fábio Faria diz que atraso do 5G custa milhões ao país e não é culpa do governo


Compartilhe:

Publicado por

em

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que atrasos na realização do leilão do 5G não são de responsabilidade do governo e que o adiamento da aprovação do edital para instalação da tecnologia no país provoca prejuízo de R$ 2,8 bilhões por mês, ou R$ 100 milhões por dia. “Me coloquei à disposição para ganhar tempo e ter logo as conexões de 5G. A gente se antecipou. Não terei na minha conta nenhum dia de atraso por causa da implementação do 5G”, disse o ministro.

A declaração foi feita em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, realizada nesta segunda-feira (13), após decisão do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, que pediu vista do edital do leilão. Faria externou sua surpresa com a decisão da Anatel.  “Foi um pedido altamente inesperado, por uma série de razões. A primeira é que o edital do 5G está na Anatel desde outubro de 2019. Foi aprovado pelos cinco votos dos cinco conselheiros da Anatel. Depois foi para o TCU [Tribunal de Contas da União]. Foi aprovado por 7×1 no TCU”, alegou o ministro.

Com o pedido, feito por Moreira durante reunião do Conselho Diretor da Anatel, foi adiado novamente o prazo para realização do leilão da tecnologia 5G, que é a principal aposta de inovação tecnológica da pasta chefiada por Faria para solucionar o abismo digital do Brasil. A princípio, o leilão estava previsto para ocorrer em agosto. Depois foi adiado para outubro.

Agora não há prazo definido, pois a votação aguarda manifestação do conselheiro, cujo pedido de vista pode durar até 120 dias. “A expectativa é que tenhamos o leilão o mais rápido possível. Faço um apelo ao relator que responda o mais rápido possível. Já entramos em contato com ele [Moreira], estamos aguardando as perguntas, os questionamentos, que poderiam ter sido feitos antes da votação”, afirmou Faria.

A aprovação pelo Conselho Diretor da Anatel é a última fase antes da publicação do edital. O prazo para realização do leilão é de 40 dias após a publicação. A decisão de Moreira pode atrapalhar o cronograma do governo federal de instalar a infraestrutura para receber a tecnologia 5G nas capitais brasileiras até julho do próximo ano. 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: