Conectado por

Geral

Deputada Dra. Taíssa propõe em lei definição de data para realização do Duelo na Fronteira


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputada estadual  Dra. Taíssa Sousa (Podemos) (Foto: Thyago Lorentz | Secom | ALE/RO)

A proposta da deputada estadual  Dra. Taíssa (Podemos) é fixar a data do evento no mês de agosto, como ela disse em sua fala na noite do último dia de duelo na arena “ Eu vou lançar um projeto de lei para que o ano que vem, esse festival ocorra em agosto para a festa ser mais bonita do que ela já é”, declarou.

Cumprindo a promessa, e atendendo a inúmeros pedidos para que a data retorne para o mês de Agosto, a deputada protocolou o projeto na casa de leis. Durante o festival na primeira noite, onde a agremiação do boi Malhadinho foi parcialmente prejudicada na apresentação devido o mal tempo, muitas pessoas e brincantes de ambos os bois, pediram ajuda da parlamentar para que fixasse uma data em um período que fosse favorável para as apresentações.

Duelo na Fronteira (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Daniele Silva, balconista disse que as chuvas desse período prejudicaram os bois e fez um apelo a deputada “Dra. nos ajude, crie uma lei para que o nosso duelo volte para o mês de agosto onde já estávamos acostumados”, declarou. Para o ambulante Marcelo Costa, as chuvas desse período prejudicaram as vendas.

Ele também fez um apelo a deputada: “Deputada faça alguma coisa para esse evento acontecer em um período que não seja chuvoso, ajude os brincantes e ajude os ambulantes também, hoje não vendemos quase nada porque com chuva as pessoas não saem de casa”, declarou.

A iniciativa de fixar a data não é apenas um calendário, é o reconhecimento oficial da força dessa cultura em Guajará-Mirim.

O que muda?

Mais previsibilidade para o turismo, melhor planejamento para os bois (Malhadinho e Flor do Campo) e a garantia de que o calendário cultural de Rondônia tem seu marco incontestável.

É uma tradição de anos o duelo acontecer no mês de agosto, onde a população e visitantes já se programaram com antecedência para a data. “Isso significava respeito a tradição, fortalecimento da nossa identidade e valorização das agremiações que fazem esse espetáculo acontecer com muito amor ao que fazem”, declarou a deputada Dra. Taíssa.

 

Os próximos passos serão acompanhar e lutar pela aprovação dessa lei.

Texto: Leidy Melo | Jornalista
Foto: Thyago Lorentz | Secom | ALE/RO

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: