Geral
IBGE lança o livro “Gramíneas do Cerrado”
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acaba de lançar o livro Gramíneas do Cerrado, assinado pelo agrônomo e pesquisador Tarciso de Sousa Filgueiras.

Em mais de 600 páginas, a publicação reúne informações sobre 532 espécies da planta, considerada a base da alimentação humana, fornecendo cereais, grãos, farinhas e óleos. Algumas espécies, a exemplo do bambu, são utilizadas como plantas ornamentais, ou para a construção de habitações.
Considerada por especialistas como a base do Cerrado brasileiro, contribuindo diretamente para a agricultura e práticas sustentáveis, a relevância das gramíneas vai além dos aspectos ecológicos e econômicos.
Para o gerente de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, Leonardo Bergamini, o livro destaca-se pela importância no campo da pesquisa, e é uma homenagem ao escritor, falecido em 2019.
Tarciso de Sousa Filgueiras é considerado um dos maiores especialistas em gramíneas do Brasil. O agrônomo trabalhou em vários institutos de pesquisa e universidades. E por mais de 16 anos, foi pesquisador na Reserva Ecológica do IBGE, importante área protegida, no Distrito Federal, sítio de pesquisas em ecologia do bioma cerrado
Meio Ambiente Rio de Janeiro 28/06/2021 – 15:16 Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional Cerrado segunda-feira, 28 Junho, 2021 – 15:16 1:58
Fonte: Ag. Brasil


