Conectado por
Rondônia, sábado, 28 de setembro de 2024.




Geral

Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares


Compartilhe:

Publicado por

em

O aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários tem preocupado instituições de segurança e até o Procon de São Paulo. Nesta semana, o órgão de defesa do consumidor notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

O Procon solicitou das empresas informações como laudos técnicos de garantia de segurança no desbloqueio e acesso a informações de segurança; Providências tomadas pela empresa relacionadas à identificação de possíveis problemas de quebra de segurança de acesso; Forma de recepção, tratamento e armazenamento aplicados aos dados fornecidos pelos usuários, no momento da habilitação dos respectivos aparelhos; sistemas de bloqueio e rastreamento, entre outras.

A intenção é que o consumidor seja avisado sobre possíveis vulnerabilidades. E, como explica o diretor executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, quando não houver orientações de segurança, empresas e bancos também poderão ser responsabilizadas. Segundo Capez, as quadrilhas roubam celulares não para vender, mas para que hakers possam acessar senhas e informações bancárias de usuários.

A Samsung informou que recebeu a notificação no dia 16 de junho e responderá ao Procon no prazo adequado. Reforçou seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários.

A empresa Motorola disse em nota que recebeu o ofício do Procon e vai analisar questionamentos para retorno no prazo solicitado.

A Apple disse que não vai comentar o assunto.

Economia Brasília 18/06/2021 – 15:03 Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde Maíra Heinen – Repórter da Rádio Nacional Procon-SP sexta-feira, 18 Junho, 2021 – 15:03 2:28

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: