Conectado por
Rondônia, sábado, 28 de setembro de 2024.




Geral

Fiocruz: Média móvel ultrapassa 2 mil mortes diárias por covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

A média móvel de mortes diárias por covid-19 voltou a ser superior a 2 mil nesta quarta-feira, de acordo a ferramenta Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz. Esse patamar não era alcançado desde 10 de maio, e mantém um movimento ascendente observado a partir do dia 6 de junho.

A média móvel de casos também está em trajetória de subida. Nesta quarta-feira, ficou em mais de 72 mil registros, número bem próximo do recorde de toda a pandemia, alcançado em março, com cerca de 77 mil novos infectados por dia.

O pesquisador da Fiocruz, que coordena o projeto, Christovam Barcelos evita especular se isso é o início de uma terceira onda, mas afirma que o Brasil permanece hoje em um platô muito alto e instável.

O cálculo da média móvel é feito a partir da soma das notificações de um dia com as dos seis dias anteriores. Esse valor então é dividido por sete para se chegar a uma média daquele período, diluindo os picos e baixas isolados que podem ocorrer em momentos específicos.

Os pesquisadores da Fiocruz alertam ainda, que em 19 estados brasileiros a ocupação hospitalar já é considerada crítica. E apesar de boa parte dos estados brasileiros ainda apresentar tendência de manutenção da sua situação atual, em Rondônia e no Paraná já há indícios de que as mortes podem subir nos próximos dias, de acordo com o monitoramento da Fiocruz.

Uma alta no número de casos também já é prevista em São Paulo, Goiás, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte e Rondônia. Esses seis estados também devem registrar aumento das mortes daqui a duas semanas, considerando o intervalo padrão entre a infecção e o óbito de parte dos doentes.

Saúde Rio de Janeiro 17/06/2021 – 19:42 Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional Fiocruz média móvel de mortes quinta-feira, 17 Junho, 2021 – 19:42 2:49

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: