Geral
Após captura de Maduro, Trump diz que agora vê Venezuela como “aliada”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (9/1) que vê o governo da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, como uma força aliada.
Em coletiva de imprensa, o mandatário norte-americano detalhou que observa a Venezuela como um atual e futuro aliado dos EUA. “Bem, agora eles parecem ser um aliado e eu acho que continuarão a ser um aliado. Nós não queremos ter a Rússia lá, não queremos ter a China lá”, declarou.
A fala de Trump surge após o ataque militar, ocorrido no sábado (3/1), que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, e da esposa dele, Cilia Flores. Ambos seguem presos nos EUA. Enquanto isso, o governo norte-americano prossegue com o plano de promover uma transição política na Venezuela.
Nos últimos dias, Trump chegou a declarar que o governo venezuelano entregará de 30 a 50 milhões de barris de petróleo aos EUA. Além disso, toda a receita gerada pela venda de petróleo, segundo o republicano, será utilizada pela Venezuela para comprar apenas produtos norte-americanos.


