Cotidiano
Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população
A Afya Ji-Paraná realiza, ao longo do mês de março, uma série de ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade. Entre as iniciativas, o destaque é o projeto “Saúde na Estrada”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que oferecerá atendimentos e orientações gratuitas a caminhoneiros e viajantes.
A ação acontecerá às quintas-feiras, das 16h às 20h, no posto da PRF localizado no sentido Ouro Preto do Oeste, em Ji-Paraná. A programação segue o cronograma de ações da Semusa.
Durante a atividade, estudantes e professores de diferentes cursos da área da saúde irão oferecer serviços como testes rápidos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, orientações de ergonomia para caminhoneiros e informações sobre prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, além de orientações gerais de saúde.
Para o mês de março, a Afya Ji-Paraná tem presença confirmada no dia 12 de março, com a participação de acadêmicos do cursos de Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina. Já no dia 26 de março, a atividade contará com a participação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Afya Ji-Paraná, Fabiana Nink, iniciativas como essa aproximam os estudantes da realidade da saúde pública e ampliam o acesso da população a informações e cuidados preventivos. “O projeto leva orientações e serviços de saúde diretamente para quem muitas vezes tem dificuldade de acessar esse tipo de atendimento, como é o caso dos caminhoneiros que passam grande parte do tempo nas estradas”, destaca.
Além de contribuir para a promoção da saúde, a ação também tem caráter educativo para os alunos, que vivenciam situações reais de atendimento e orientação em saúde. “Essas experiências fortalecem a formação dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades práticas e ampliem a visão sobre o cuidado integral com a população”, acrescenta a coordenadora.
Campanha do Março Lilás
Além do projeto nas rodovias, a Afya Ji-Paraná também participa, nesta quarta-feira, dia 11 de março, de uma ação em alusão ao Março Lilás, campanha voltada à prevenção do câncer do colo do útero.
A atividade será realizada pelo Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha e contará com a participação do curso de Enfermagem, que atuará em atendimentos como triagem, consultas de enfermagem, coleta de exame preventivo (Papanicolau) e realização de testes rápidos.
Afya Amazônica
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado de Rondônia conta com duas instituições de graduação (Afya Centro Universitário São Lucas e Afya Ji-Paraná). Tem ainda dez escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com outras 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).
